Os notebooks com tela OLED da ASUS vêm com uma incrível gama de cores. Eles reproduzem cores com excelente precisão e realismo, tornando-os perfeitos para trabalhos profissionais e criativos ou simplesmente para que se desfrute o que há de melhor em fidelidade visual de cores. As telas OLED, devido à natureza especial de seus compostos orgânicos emissores de luz, podem reduzir a luz azul prejudicial em até 70%, em comparação com as telas LCD, tornando-as adequadas aos seus olhos e reduzindo o risco de danos à retina.
Os notebooks ASUS OLED oferecem visuais incrivelmente detalhados e realistas, com uma gama de cores 100% DCI-P3 de nível cinematográfico. Isso significa que as cores reproduzidas na tela são mais ricas e vivas, a tornando ideal para projetos com muitas colorações, mas não deixando de aprimorar também qualquer tipo de conteúdo visual.
Designers, criadores, produtores de conteúdo e marcas lidam com comunicação visual e decisões críticas sobre cores todos os dias. Uma tela OLED com validação PANTONE® significa que as cores que você vê na tela são precisas e trazem muita fidelidade e realismo.
A gama de cores da tela pode ser alterada de forma rápida e fácil para diferentes tarefas ou preferências. Além da configuração de cores nativas ultravívidas, você pode escolher sRGB para criação de conteúdo ou navegação na Web, DCI-P3 para conteúdo de cinema ou Display P3 para cores de nível cinematográfico, porém adequadas à visualização diária.
A luz azul é conhecida por causar desconforto visual e prejudicar a qualidade do sono. No entanto, devido à natureza dos materiais orgânicos especiais de iluminação em uma tela OLED, os notebooks ASUS OLED emitem 70% menos luz azul prejudicial1, com certificações TÜV Rheinland e SGS. Importante destacar que em função da nova tecnologia das telas OLED, a mudança de espectro não significa que há a necessidade de comprometer a precisão das cores, ao contrário do que ocorre com os filtros de luz azul nas telas tradicionais.
A primeira2 tela OLED do mundo com taxa de atualização de 120 Hz, com tempo de resposta de 0,2 ms que oferece as melhores cores e qualidade para qualquer conteúdo - jogos, criação, trabalho diário e entretenimento.
Para uma tela, o tempo de resposta é o tempo necessário para substituir uma cor por outra: quanto mais rápido o tempo, melhor é a reprodução do movimento. O diagrama abaixo mostra uma transição de cor de roxo para azul. Em um ASUS OLED, essa transição leva apenas 0,2 ms, enquanto em um LCD pode levar 10 ms ou mais. Isso faz muita diferença, pois as cores e imagens na tela OLED ficam mais precisas na maior parte do tempo em que um quadro é exibido, enquanto as mesmas no LCD podem ficar borradas durante o processo de transição.
Os notebooks ASUS OLED têm um tempo de resposta de 0,2 ms - 50 vezes mais rápido3 do que notebooks com tela LCD. Isso garante cenas de ação mais suaves e rápidas, jogabilidade de baixa latência e detalhes sutis, como rolagem de texto sem desfoque. De fato, os visuais suaves em uma tela OLED podem rivalizar com os de uma tela LCD com uma taxa de atualização muito maior.
LCD
tempo de resposta de 10 ms
OLED
Tempo de resposta ultrarrápido de 0,2 ms
A nova tela ASUS OLED com taxa de atualização de 120 Hz e tempo de resposta de 0,2 ms é incrivelmente suave e clara. Na verdade, surpreendentemente e contra-intuitivamente, a tela OLED de 120 Hz / 0,2 ms é mais rápida que uma tela LCD IPS de 165 Hz / 3 ms - porque reduz o efeito fantasma a um nível indiscernível. Simplificando, isso significa que até os visuais em movimento rápido são mais suaves do que nunca.
Parece contra-intuitivo que uma tela OLED de 120 Hz / 0,2 ms possa superar um rival de tela LCD de 165 Hz / 3 ms - então, como isso é possível? Bem, a tela LCD leva precisamente 6,06 ms para atualizar cada quadro, mas leva mais 3 ms de tempo de resposta para processar as cores corretas. Isso é um total de 9,06 ms para carregar totalmente a imagem. Uma tela LCD de 144 Hz / 12,5 ms demora ainda mais, em 19,44 ms para mostrar o quadro final completo de cada imagem. Graças à sua resposta de velocidade extrema, um display OLED de 120 Hz / 0,2 ms leva apenas 8,5 ms para processar essa mesma imagem que mencionamos - tornando-o ainda mais rápido que uma tela LCD de 165 Hz / 3 ms.
Os notebooks ASUS OLED mantêm uma gama de cores 100% DCI-P3 em níveis de brilho alto e baixo, enquanto em um notebook LCD padrão a gama de cores é reduzida drasticamente em níveis de brilho baixos. Com um brilho de nível de cinza de 16 G, os notebook LCD têm apenas uma gama de cores DCI-P3 de 11%, enquanto os notebook ASUS OLED mantêm uma gama de cores 100% DCI-P3.
Em telas LCD convencionais, os detalhes e a qualidade das cores geralmente diminuem drasticamente à medida que o brilho é reduzido. Mas os notebooks ASUS OLED são capazes de mostrar grandes detalhes em configurações de brilho mais baixas devido ao seu alto contraste e sua capacidade de manter uma ampla gama de cores com baixo brilho. Ao calcular o volume de cores 3D - que adiciona iluminação à gama de cores 2D tradicional - as telas ASUS OLED têm um volume de cores cerca de 60% maior, oferecendo melhor desempenho de cores em qualquer nível de brilho.
Os notebooks ASUS OLED podem manter uma boa reprodução de cores em qualquer nível de luminosidade, para que você possa ajustar livremente o brilho da tela para se adequar ao seu ambiente de trabalho, enquanto ainda desfruta de cores excepcionalmente vivas. Por exemplo, no ambiente da sala de estar (geralmente iluminado a cerca de 100 lux), você só precisa de 177 nits de brilho em uma tela OLED; enquanto uma tela LCD padrão exigiria da mesma imagem cerca de 400 nits de brilho. E ainda, nos níveis de brilho mais baixos necessários, há menos luz azul nociva emitida em telas OLED.
Os notebooks ASUS OLED reproduzem perfeitamente os tons de preto. Um pixel OLED consiste em três subpixels, cada um com sua própria iluminação autogerada: uma tela Full HD (1920 x 1080) tem 2.073.600 pixels, o que significa que tem 6.220.800 subpixels autoiluminados, em comparação com apenas algumas dúzias de retroiluminação LED em uma tela LCD Full HD. Ao exibir a cor preta em uma tela OLED, o pixel é simplesmente desligado para produzir o preto mais escuro possível. Isso permite imagens extremamente nítidas e claras, mesmo nas cenas mais escuras. Você ficará surpreso ao ver quantos novos detalhes você verá em seus filmes favoritos!
Os notebooks ASUS OLED vêm com um mecanismo de proteção OLED exclusivo da ASUS que comprovadamente conserva sua tela OLED. A persistência da imagem, ou burn-in5, em uma tela OLED pode ocorrer se uma imagem estática de alto contraste for exibida por um período de tempo prolongado. Para evitar isso, quando o seu notebook ASUS fica inativo por mais de 30 minutos, nosso protetor de tela especialmente projetado entra em ação. Isso reduz significativamente a chance de queima, garantindo que todos os pixels sejam iluminados e escurecidos igualmente, trazendo mais qualidade e durabilidade para sua tela.
1. Os notebooks ASUS OLED vêm com um mecanismo de proteção OLED exclusivo da Comparado com os monitores LCD médios do mercado, medindo a emissão de energia da luz azul entre 415-455 nm de comprimento de onda.
2. Até a data de 24 de fevereiro de 2022, com base em análise interna de mercado feita pela ASUS, ao comparar notebooks específicos e relativos com telas OLED´s 14,5” 120 Hz de outros fabricantes.
3. Comparado ao painel de laptop LCD médio. O display LCD médio tem um tempo de resposta de 10 ms.
4. Os dados são medidos com a ferramenta de teste DisplayHDR. O brilho máximo pode variar de acordo com a configuração do painel.
5. As características de um display OLED podem eventualmente mudar durante longos períodos de uso, levando a mudanças visíveis. Isso é completamente normal e pode causar um comportamento como queima de imagem ou persistência: isso significa que um fantasma fraco de uma imagem permanece visível mesmo quando é substituído por uma nova imagem. Esses efeitos são mais prováveis de ocorrer se uma imagem de alto contraste sem movimento (estática) for exibida por um tempo excessivamente longo.